quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Entrevistas...

Nós do Psicopraxis, utilizamos do recurso da entrevista para apanharmos alguns dados que achamos de grande relevância para a construção do saber em relação aos procedimentos cirúrgicos de redução de estômago. Fizemos entrevistas com indivíduos que aguardam a realização da cirurgia, e com indivíduos que já fizeram a cirurgia.
Através dessas entrevistas percebemos que a obesidade pode estar relacionada à herança hereditária, ou não. Que todos os pacientes entrevistados com obesidade mórbida ( IMC acima de 40) já fizeram dietas, tomaram remédios, mas o resultado esperado não ocorreu, aumentando o peso após as dietas e medicações. O principal fator para a engorda exagerada é o fato de não saberem se alimentar corretamente, comendo em porções exageradas a cada refeição feita.
Um dos principais métodos de redução de estômago utilizados atualmente chama-se Capella- Fobi ( informação encontrada em nossos regristros bibliográficos e também encontrada em todas as entrevistas realizadas). Atualmente, há uma crescente preocupação dos próprios pacientes, em buscar informações dos médicos e das instituições que farão as cirurgias, para evitar problemas futuros.
E o outro ponto de concordância de todos os entrevistados foi a questão de sofrerem preconceitos na sociedade, pelo fato de serem obesos. Há diversos relatos, alguns pacientes encaram com maior intensidade esse problema, outros nem tanto, mas todos se sentem tristes e buscam na cirurgia de redução de estômago, uma forma de minimizarem esses preconceitos e de viverem uma vida melhor.
Para melhor compreensão, segue abaixo, na íntegra duas, das entrevistas realizadas ( uma, com uma paciente que já fez a cirurgia, e outra com um paciente que está fazendo os exames para se submeter ao procedimento cirúrgico):

Entrevista

(Para quem já fez a cirurgia de redução de estômago).

Pseudônimo: G. K. J.
Idade: 24 anos.
Profissão: Professora.
Escolaridade: Ensino Superior Incompleto.

1 – A sua obesidade era hereditária? Se não, qual o motivo?
Não é hereditária. Existem vários motivos, na verdade, entre eles, a ansiedade. Era como se a comida saciasse todas as frustrações e alegrias, era a válvula de escape.

2 – Você já utilizou algum medicamento para emagrecer?
Já sim. Eu tomava uma série de medicamentos manipulados. E quando parei de fazer uso dessas cápsulas engordei o dobro do que havia emagrecido.

3 – Você já fez dieta para tentar emagrecer?
Já. E mais uma vez tornei a engordar o dobro após a dieta.

4 – Você faz alguma atividade física ou já fez?
Já fiz, já freqüentei academia, mas atualmente não tenho feito.

5 – Você tem ou já teve algum distúrbio alimentar?
Ao meu ver a obesidade é um distúrbio alimentar, o fato de não saber se alimentar direito. Nem sempre se refere a grandes quantidades, mas a ingestão de alimentos mega calóricos.

6 – A cirurgia foi indicada pelo médico ou é uma opção sua? Porque você fez a cirurgia?
Ambos. Eu havia lido sobre a cirurgia e pensei que pudesse se encaixar no meu perfil, procurei um médico e ele indicou a cirurgia para o meu caso. Eu fiz a cirurgia para ganhar qualidade de vida e auto-estima.

7 – O que é preciso pra fazer a cirurgia?
Na visão médica é preciso ter o IMC (Índice de massa corpórea) acima de 40. E ter condições de passar por um procedimento cirúrgico, para isso são feitos inúmeros exames. Na minha visão, é preciso estar muito bem preparado psicologicamente, porque é uma mudança radical na vida com um todo. Se não tiver a consciência de que a vida vai mudar e que a comida tem de deixar de ser o foco da tua vida, a possibilidade de surtar é grande.

8 – Qual cirurgia foi indicada para você?
Foi indicada a cirurgia de Capela. Sem anel.

9 – Você buscou informações sobre a cirurgia, sobre o médico e a clínica?
Busquei todos os tipos de informações sobre a cirurgia. Li muito a respeito do procedimento cirúrgico como um todo e conversei com pessoas que já haviam feito a cirurgia. Também busquei informações sobre o médico e o Hospital em que faria a cirurgia, ambos atenderam as minhas expectativas.

10 – Você estava quantos quilos acima do peso ideal, antes da cirurgia?
Eu estava com o IMC= 41. E 45 quilos acima do peso ideal.

11 – Há quanto tempo fez a cirurgia? Quantos quilos emagreceu até o momento?
Fiz a cirurgia há 4 meses e até o momento emagreci 23 quilos.

12 – Está feliz com o resultado? Foi o que esperava?
Estou muito feliz com o resultado. Superou todas as minhas expectativas, eu me adaptei muito facilmente à essa nova condição, acredito que o fato de estar totalmente decidida e ter sido uma decisão minha fazer, contribuiu bastante. Nunca encarei a cirurgia como a solução de todos os meus problemas, sabia muito bem que seria uma ajuda e que meu esforço e minha postura após a cirurgia que definiria e definirá o sucesso desse procedimento cirúrgico.

13 – Você se sentia discriminado (a) pela sociedade? Isso mudou depois da cirurgia?
Sim. Seria hipocrisia negar esse fato, a sociedade como um todo discrimina uma pessoa obesa. Não encontra roupas em qualquer loja, cadeiras estreitas, olhares de deboche, entre outras coisas. Como tem pouco tempo que fiz, não sei te responder se mudou alguma coisa, ainda não. Mas a minha auto-estima está bem melhor agora.


Entrevista

(Quem ainda vai fazer a cirurgia de redução de estômago).

Pseudônimo: J. A. S.
Idade: 34
Profissão: Vigilante
Escolaridade: Ensino Médio

1 – A sua obesidade é hereditária? Se não, qual o motivo?
Não. O problema é que com o tempo acabei me descontrolando mesmo. Parei de fumar e só fui engordando. Neim percebia que estava ficando tão “grande”, até chegar onde estou.

2 – Você já utilizou algum medicamento para emagrecer?
Sim. Já usei remédios de tarja preta, mas quando parava engordava mais ainda.

3 – Você já fez dieta para tentar emagrecer?
Várias. Mas não deu certo.

4 – Você faz alguma atividade física ou já fez?
Já fiz. Mas agora como estou muito pesado, não consigo me exercitar. Só caminhar até a padaria, mercado... esses lugares.

5 – Você tem ou já teve algum distúrbio alimentar?
Não. Só começar a comer e não saber a hora de parar.

6 – A cirurgia foi indicada pelo médico ou é uma opção sua? Porque você quer fazer a cirurgia?
Tive um princípio de derrame. Fiz alguns exames e o médico falou que eu estava com obesidade mórbida, e me falou sobre a cirurgia. Eu já tinha lido sobre a cirurgia e depois do susto do derrame, decidi que já estava passando da hora de me tratar. Vou aproveitar porque o meu plano de saúde vai cobrir a cirurgia.

7 – O que é preciso par fazer a cirurgia?
Ser obeso. Mas é obeso mesmo. Não é porque você tem uns quilinhos a mais que pode fazer não. O negócio é bem sério. O seu IMC tem que estar acima de 40.

8 – Qual cirurgia foi indicada para você?
A Capela Fobi.

9 – Qual o resultado que você espera após a cirurgia?
Espero perder peso, e ter qualidade de vida. Ainda tenho um sonho de ter filhos.

10 – Você foi bem informado sobre a cirurgia que irá fazer?
Estou sendo. Ainda estou fazendo exames.

11 – Você se sente discriminado pela sociedade?
Nossa, e muito! Só consigo sentar em ônibus se for em duas cadeiras. Para achar roupa pra mim é uma luta, as lojas não fazem, e quanto fazem é muito mais caro. Além das piadinhas que a gente escuta todo dia.

12 – Quantos quilos deseja perder depois da cirurgia?
Espero perder 60 quilos.

Um comentário:

  1. É bom ficar atento ao que os entrevistados disseram... Sempre consultar o médico, pesquisar, buscar referências e cirurgia só para casos bem específico. Sempre com orientação médica.
    O legal mesmo é caminhar, fazer exercícios e boa alimentação. Tudo com orientação do profissional competente de determinada área...
    abraços

    ResponderExcluir